Capítulo: “Primeiros Passos – Com o Coração”

Capítulo: “Primeiros Passos – Com o Coração” 
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
(Blog do HAntonio)

“Primeiros Passos – Com o Coração” 

Ser espontâneo é a natureza do coração; é a natureza da alma,
mas isso só é possível quando experimentamos o fluxo do amor
e da paz em nossas almas

No campo do coração fala-se mais com o fluir dos sentimentos que com pensamentos estruturados, mais com o intuir que com o racionalizar. 
Sintonias do coração usam diferentes frequências, próximas à oração e à meditação, à música e ao silêncio, às artes e suas expressões. Ser espontâneo é a natureza do coração; a natureza da alma, mas isso só é possível quando experimentamos o fluxo do amor e da paz em nossas almas; caso contrário estaremos sujeitos às várias influências externas e, se isso ocorrer, por mais que desejemos, não estaremos sendo espontâneos. 

Querer experimentar um estado de paz de um lado e por outro lado manter uma atitude mental de agitação ou de agressividade é algo irrealizável. Mas, por incrível que possa aparentar, é isso que muitos estão tentando. Decorrente de tal constatação, não há necessidade de avaliações profundas; se faz evidente: ‘mudanças de atitudes se fazem necessárias’.  

Do mesmo modo que para subirmos ao topo de uma montanha, temos que sair do pé da montanha e, de algum modo, chegar ao topo da montanha; para experimentarmos amor e paz, felicidade e bem-estar, temos que nos aproximar da fonte das virtudes divinas, ou seja, também temos que fazer a nossa ‘subida’; para tal, temos que buscar mais e mais aproximação com Deus. Para isso, temos que dar os primeiros passos. Quando temos claro que esse é o objetivo a atingir, a vontade de querer se aproximar de Deus tem que estar presente em nossas mentes e em nossos corações.

 Quando essa vontade se traduz em ações, para uns se dá o início de uma nova jornada, para outros há a renovação de suas jornadas, estejam elas no estágio que estiverem. O importante é que, em suas vidas, seja para renovar ou seja para iniciar a jornada, deve-se procurar se sintonizar no padrão das vibrações de Deus, e isso começa por pacificar a mente e a serenar o coração.

O processo do estabelecimento da sintonia com Deus começa por abandonar antigos padrões de pensar e agir que nos mantêm presos ao “pé da montanha”. Temos que fazer nossa parte; velhos hábitos devem ser substituídos por novos hábitos. Temos que ter consciência dessa necessidade.

3 ‘S’
(Importantes para a alma)
Temos que ter atenção em todos os hábitos que desenvolvemos;
que eles sejam Saudáveis, Sustentáveis e Seguros,
tanto para o corpo, como para a alma. 

Tem que estar claro que para haver saúde da mente e do corpo, mudanças têm que ocorrer em nossa forma de viver.  E isso implica, majoritariamente na mudança de atitudes no nível espiritual e mental; mas não só, há também requisitos no aspecto físico. Temos que ter atenção em todos os hábitos que desenvolvemos; que eles sejam saudáveis, sustentáveis e seguros, tanto para o corpo, como para a alma. 

A jornada de cada um deve seguir no seu ritmo e no seu tempo, mas a atenção deve estar presente. Como sugestão, em termos de novos hábitos, ou sustento de bons hábitos renovados a cada dia, lembremos algumas ideias para compor sua agenda: dedicar um ou mais períodos do dia inteiramente à sua relação com Deus (um período pode ser nas horas matinais, logo ao levantar, pode ser adiantando a hora de acordar, etc.;
dedicar um período do dia a fazer orações, contemplação e meditação com Deus (pode ser algum período da manhã, da tarde ou do início da noite). A agenda pode conter atividades conjuntas com outras pessoas participando, seja presencial ou virtualmente, como missas, cultos, encontros para orar, palestras, aulas ou encontros para estudos, etc., ou ainda atividades pessoais de leituras e reflexões baseadas em textos e livros inspiradores; pode ainda conter atividades de lazer que fortaleçam o espírito, como contato com a natureza, como escutar músicas que inspiram ou como assistir filmes que estimulem boas reflexões e boas ações, etc.

Monte sua própria agenda!
Ela fará diferença em sua vida!
E nas vidas daqueles com quem convive!

A agenda é sua, o importante é fazer a sua parte, pois a sustentação da jornada só vai acontecer se houver vontade. Mas, lembre-se: não há como chegar a lugar algum, sem darmos o nosso passo inicial, e depois dele, darmos um passo após o outro, e assim continuarmos. 

Capítulo: A sustentação do canal das bênçãos de Deus.” 
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
Publicado no Blog do HAntonio (hantonio.com)

Para sugestões ou comentários sobre os textos aqui publicados, favor enviar mensagem através do contato deste site ou clicando AQUI.