Capítulo: “Quem é Deus para você?”

Capítulo: “Quem é Deus para você?
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
(Blog do HAntonio)

Capítulo: “Quem é Deus para você?”

No amanhecer do dia, quando o sol ainda está a nascer, quando me deixo estar na varanda de onde moro, apenas contemplando a natureza, vendo o sol começar a surgir, o sentimento que me toma é que ‘Deus é um Artista‘. Somente um artista muito especial poderia criar um cenário tão maravilhoso – sutil, magnífico e inspirador. 

Quando ouço os primeiros sons de pássaros despertando para o dia, o sentimento que me vem é de que ‘Deus é um grande Músico‘. Só um musicista magnífico poderia criar criaturas com sons tão distintos e tão harmoniosos. 

Quando percebo o movimento das folhas das árvores ao vento, meu sentimento é que ‘Deus só pode ser um Coreógrafo muitíssimo especial‘, para ser capaz de gerar movimentos tão harmoniosos. 

Ao perceber a brisa em minha face sinto que só alguém muito carinhoso como Deus seria capaz de nos propiciar tal ato de carinho e, ainda mais, por meio da amada natureza.

Quando me permito vivenciar isso tudo, o sentimento que tenho é que somos muito abençoados, por podermos receber e usufruir tais presentes tão únicos e especiais. 

E isso se replica em muitos outros momentos e em incontáveis cenários mais. Seja à beira de um lago, numa montanha tropical no Brasil ou numa geleira nas Rochosas Canadenses,  num banco de jardim, no sentir o aroma de uma flor, numa praia ou simplesmente olhando as nuvens ou as estrelas no céu; seja num olhar de criança, no sorriso inocente de um bebê ou na magnitude que percebemos no brilho e na humildade de uma alma com fé genuína; seja em momentos de oração, de meditação, de contemplação ou de simples ações na vida cotidiana, como tomar um cafezinho ou beber um copo de água refrescante; isso tudo a título de exemplo, pois as oportunidades para tal experiência são inúmeras. 

O fato é que, quando tal experiência acontece, o sentimento que me vem não é de querer entender ou explicar Deus, mas de querer estar ainda mais e mais próximo Dele. O sentimento é de que Deus é sempre amor; Ele é a Fonte de amor, divino e incondicional, que está presente em toda a beleza que conseguimos perceber em sua criação. E o sentimento é de que há ainda tanto amor a descobrir e a ser revelado. 

Então … há o sentimento de gratidão a Deus! Um sentimento mais relacionado à aceitação do vislumbre de fazer parte de algo tão maior que eu mesmo, do que qualquer outra coisa. Então, há um brilho especial, preenchido de gratidão e amor que sinto presentes em minha alma, simplesmente por estar vivo e por poder fazer parte de algo tão grandioso que é a vida. 

Mesmo que seja em simples momentos, nos quais haja a lembrança e a percepção de Deus, há ‘vislumbres‘ ou ‘relances‘ de uma grandeza que não consigo alcançar em sua plenitude e, nem mesmo concebo imaginar, mas me permito sentir minimamente e, com completa certeza em minha alma, não hesito em entregar o meu coração por completo a Ele.

Então, para mim, com uma simples e limitada visão, mas baseado nos sentimentos que experimento, sinto que resumiria meu sentimento em relação a Deus como sendo o “Grande Harmonizador”. Mesmo sabendo que Ele é muito mais que isso; essa é a minha percepção Dele no momento atual de minha vida. Aquele que sempre gera e emana harmonia em todos os níveis que alcançamos perceber.

E sinto que é isso que é esperado de nós neste momento, que sejamos harmonizadores, ou seja, que sejamos bons aprendizes e pratiquemos a arte de harmonizar. Ou, pelo menos, que não sejamos aqueles que perturbam a harmonia do mundo. Penso que, se tivermos propósitos assim, Deus proverá caminhos para que estabeleçamos sintonia com Ele.

Lembro que, relacionado a esse sentimento de termos atenção à nossa responsabilidade de sermos aqueles que também promovam a harmonização, há duas das bem-aventuranças, ensinadas a nós por Jesus, que tratam diretamente do tema; em particular lembro a sexta Bem-Aventurança, ‘dos Puros de Coração‘, ou seja, aqueles que tem pureza de espírito, pureza de pensamentos e pureza nas ações, que eles ‘VERÃO A DEUS‘; e lembro a sétima Bem-Aventurança, ‘dos Pacificadores’, ou seja, aqueles que promovem a paz, que eles serão chamados de ‘FILHOS DE DEUS‘”.

Dito isso, lembro que esta reflexão é apenas um fragmento, que pode ser entendida como um convite para uma visita do leitor e da leitora  ao tema de sua relação com Deus; lembrando que, quando exploramos um fragmento, seja da Lua, de Marte, da montanha próxima à sua cidade, ou mesmo, seja do fundo do mar, por mais fiel seja aquele fragmento, dificilmente ele será capaz de nos dar uma visão ampla e completa do cenário do qual ele foi extraído. Assim, quanto mais frequentes forem as visitas-explorações ao tema ‘nossa relação com Deus‘, mais aprenderemos sobre Ele, e sobre nós mesmos.

Capítulo: “Quem é Deus para você?”
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
Publicado no Blog do HAntonio (hantonio.com)

Para sugestões ou comentários sobre os textos aqui publicados, favor enviar mensagem através do contato deste site ou clicando AQUI.