Capítulo: “A grandeza espiritual em simples exemplos.”

Capítulo: A grandeza espiritual em simples exemplos.
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
(Blog do HAntonio)

Capítulo: A grandeza espiritual em simples exemplos.

Estamos muitíssimos distantes da grandeza espiritual que pode ser vivenciada. Tal grandeza por nós é percebida apenas em relances de nossa existência. Muitas das vezes, tomamos conhecimento de exemplos vivos dessa grandeza apenas no nível superficial. Mas, para poucos, tal conhecimento é suficiente para conduzi-los a reais transformações e elevação espiritual em suas vidas. Seja através de eventos especiais como as aparições de Virgem Maria ou daqueles que conseguem experimentar, mesmo que parcialmente, os ensinamentos mais simples, mas também mais profundos deixados por Jesus Cristo. 

Qual foi um dos métodos mais claros usado por Jesus ao nos deixar todos seus ensinamentos?

Exemplos!

Para tudo Jesus nos deixou exemplos para nunca mais esquecermos.

Como síntese de todos os seus inumeráveis ensinamentos, talvez possamos resumir tudo em apenas duas leis, dando-nos claras instruções-exemplos para aplicarmos, as quais poderíamos e deveríamos aprender a adotar em nossas vidas:

1- Amar a Deus acima de tudo e de todos e;

2- Amar ao próximo como a si mesmo (em outras palavras: fazei aos outros, o que gostaria que fizessem com você). 

Em verdade, Jesus nos deixou exemplos em cada segundo que ele esteve entre nós. 

Pinçando, entre os milhares de exemplos deixados por ele, lembremos alguns.

Numa só oração, ensinada para fazermos quando queiramos falar com o Pai, o ‘Pai Nosso‘, há tantos ensinamentos.

Lembremos um pouco desta a oração diretamente ensinada por Jesus a nós, o Pai Nosso, que engloba a lembrança de Deus estando nos céus, e não na Terra (‘Pai nosso que estais nos céus‘); 

O respeito divino que devemos manifestar quando mencionamos o nome do Pai, Santificado seja Vosso nome‘; 

O pedido que devemos direcionar a Deus, para que Seu reino venha até nós (‘Venha a nós o Vosso reino‘) , e também, algo que deve estar forte em nossos corações, que a Vontade de Deus seja realizada, na Terra assim como é nos céus (‘Seja feita Vossa vontade, assim na terra como nos céus‘). Sentimento que, quando verdadeiro, estabelece nosso alinhamento com as leis dos céus e que, quando em maioria entre as pessoas, passará a predominar aqui também, no plano físico.

Este é um convite, que quando feito com o coração, torna-se quase que uma súplica a Deus: ‘para que a vontade divina de Deus se manifeste na Terra, assim como é nos Céus‘, Ou seja, é a voz de nosso coração pedindo o melhor para nós aqui na Terra. 

Na mesma oração, há ainda o agradecimento pelo pão nosso que recebemos a cada dia, e pelo qual deveríamos dar graças a cada dia (‘O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje.‘). 

Continuando ainda com o ‘Pai nosso’, há o nosso reconhecimento e pedido de perdão por nossas dívidas e nossas ofensas a Deus e às suas leis (‘Perdoai as nossas dívidas/ofensas‘). Estimulando-nos a fazer com os outros aquilo que desejamos receber Dele (…’assim como perdoamos aqueles que nos…’. Em essência só nesse parágrafo da oração, ele nos dá todo um roteiro a seguir, em termos de atitudes mentais e comportamentais que nos encoraja a não repetir os erros cometidos.

E ainda, mostra-nos como solicitar proteção contra nossas próprias fraquezas (‘não nos deixar cair em tentação’) e contra as forças malignas que existem no mundo (‘livrai-nos do mal’).

A cada ato relatado nesta oração, houve inúmeros exemplos praticados por Jesus, quando de sua vinda, mostrando-nos como devemos agir.

Do mesmo modo como observamos no ‘Pai Nosso‘, se examinarmos com atenção, em todos os ensinamentos de Jesus relatados no evangelho, veremos exemplos práticos dos mesmos. 

Se observarmos o exemplo das Bem-Aventuranças, cada parágrafo é, em verdade, uma mina de tesouros a ser explorada, de maneira ilimitada. Observando o Sermão da Montanha, naquelas poucas frases, há degraus para cada um de nós subirmos; degraus para cada um individualmente; degraus que também atuam como elevadores para toda a humanidade, se assim ela o desejar. 

Se nos concentrarmos nas parábolas, veremos inumeráveis exemplos de referências práticas, cujo significado é transcendente, indo além dos contextos temporais e sociais. São exemplos a serem usados através dos tempos.  

Se atentarmos, cada parábola é um roteiro completo de uma jornada espiritual. Com poucas frases e fazendo analogias, Jesus nos deixou ensinamentos para milênios.

Qual professor usaria uma linguagem que servia à época, mas que também serviria para quaisquer outras épocas da história?
Jesus fez isso! 

Em simples encontros com pessoas do povo ele deixou roteiros claros de como mudar vidas, com simples ensinamentos.

Mais exemplos?

O olhar misericordioso de Maria

O amor incondicional da Imaculada Mãe Maria, não somente amor por Jesus, mas amor por todos nós, seus filhos, errantes e pecadores, nos têm sido revelador até os dias de hoje, seja através de suas mensagens, seja por meio de seu olhar misericordioso que está e estará ligado a ela desde sempre. Seus ensinamentos-alertas-exemplos nos mostram a importância de amarmos e honrarmos o sacrifício de Jesus, redimindo nossos pecados e nos mostrando o caminho da salvação. Amando-nos, protegendo-nos, alertando-nos e mostrando-nos o caminho a seguir; mostrando-nos a importância de orarmos e estarmos cada vez mais próximos a Deus são os meios que ela usa para nos ajudar. 

O caminho que nos leva à verdade também nos mostra como se dá a elevação à vida eterna. Ao sentirmos o amor de Virgem Maria, sentimos o amor incondicional de Deus por nós, seus filhos e pressentimos, em algum nível, a magnitude do que representa a vida eterna. 

Outro exemplo?

Ressurreição

O exemplo da ressurreição é um diferencial único e, por si, deveria ser suficiente para nos mostrar a imensidão do quão pouco sabemos da vida eterna.  A magnitude da vida verdadeira, que vai além do corpo físico, mostrada a nós através de ressurreição de Jesus, é um ensinamento prático único na história da humanidade, mas que nem assim foi suficiente para tocar os corações de pessoas de pouca fé. 

É um exemplo que ressuscitou a fé completa nos seus ensinamentos, àqueles aos quais dúvidas e confusão mental se apresentavam durante aqueles dias, até mesmo junto aos apóstolos; e que deveria ressuscitar a fé daqueles que ainda hoje encontram-se sedados pela influência do mundo material. 

A última ceia

O modelo tão rico em detalhes de simplicidade e sutileza espiritual que nos é relatado  por meio dos atos na última ceia: com o comer o pão (corpo de Cristo) e beber o vinho (sangue de Cristo) e com a consagração espiritual. 

A simplicidade e o poder de Cristo mostrando-nos como estabelecer uma relação direta entre o mundo material e o mundo espiritual; através do entendimento e da fé do que podem representar aqueles atos em nossas vidas, quando elevamos o espírito para alcançar os seus exemplos.

A essência da missa cristã e os rituais ali realizados com um único intuito: a elevação e a submissão do espírito a Deus Pai.

Outro exemplo?

Nascimento de Jesus

Do nascimento de Jesus vários pontos podem ser ressaltados: 

Um deles: nascer de uma Virgem Imaculada, uma mulher santa entre as mulheres. O ensinamento de como Deus age em nosso mundo, enviando espíritos elevados, como José, Maria, Isabel e João Batista e também enviando anjos, que esclarecem dúvidas durante o sono e mostram caminhos a seguir.

Outro ponto no nascimento: a manjedoura. Mostrando-nos que um Rei do mundo espiritual pode ser sem posses no mundo terreno e, ainda assim, experimentar o aconchego e conforto que todo o luxo do mundo pode não ser capaz de proporcionar. 

Ainda do nascimento fica a lembrança dos profetas, que desde milênios antes vinham anunciando a chegada do Messias. Não foi nem um, nem dois, mas foram inúmeros os profetas que anunciaram a vinda de Jesus. 

Há vários outros exemplos a lembrar, mas fiquemos nestes. Mas o fato é simples: um único exemplo, quando sentido com o coração, já é suficiente para embasar a escolha por Deus. 

Capítulo: A grandeza espiritual em simples exemplos.”
Trecho do livro: “Deus na Equação!” de autoria de HAntonio
Publicado no Blog do HAntonio (hantonio.com)

Para sugestões ou comentários sobre os textos aqui publicados, favor enviar mensagem através do contato deste site ou clicando AQUI.