Olhai os lírios do campo!

(Mateus 6:24-33)

«Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Por isso vos digo: Não estejais apreensivos com vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas?

Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado* à sua estatura?

Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir?

Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber?

Ou: Com que nos havemos de vestir? Pois os gentios é que procuram todas estas coisas; porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas.

Mas buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.»

(Mateus 6:24-33)

  • Côvado: Medida de comprimento, correspondente a 66 cm, usada por diversas civilizações antigas: o côvado real dos antigos egípcios media 53cm, o dos romanos 44,5cm e o côvado 44,7cm.