João Paulo II (1920-2005) foi o Papa que teve o terceiro maior pontificado, iniciando seu pontificado em 16 de outubro de 1978, o qual só terminou em 02 de abril de 2005 com sua morte, permanecendo 26 anos como pontífice. Sempre teve intimidade com a mensagem da Misericórdia, comunicada por Jesus à Santa Faustina Kowalska, desde sua juventude, no tempo dos seus estudos no seminário clandestino de Cracóvia (1942-1946). Posteriormente, em sua última viagem à Polônia, conduziu a consagração do Santuário da Divina Misericórdia. (saiba mais detalhes sobre a importância da Divina Misericórdia na vida de João Paulo II visitando o site misericórdia.org.br)
O Papa João Paulo II sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além de polonês, sua língua materna. Ele teve grande influência para o fim do comunismo na Polônia e em vários países da Europa.
De origem polonesa foi o primeiro papa não italiano depois do holandês Adriano VI em 1522. Sabia falar vários idiomas. Visitou 129 países durante seu pontificado. Esteve 04 vezes no Brasil onde visitou várias cidades e reuniu multidões, sempre se expressando em português. Foi um Papa que exerceu grande influencia para melhorar as relações entre a religião católica e outras religiões e foi um Papa muito próximo dos jovens.